Para aliviar a alma e incrementar palavras...
Bem vindos ao delicioso Pudim de Letras, onde a receita é simples: Bom humor, criatividade, esperança e nem um pouquinho de preconceito.

25 novembro, 2009

Quem ele pensa que é?

Eu não gosto muito de comentar isso por aqui. Aliás, todos os textos e comentários que fiz eu acabei deletando depois.
O fato é que hoje estou furiosa. Furiosa com o descaso e a falta de respeito com o ser humano - minha filha.
Quem conhece nossa história sabe bem o quanto foi duro tudo o que vivemos juntas. Do comecinho até os dias de hoje.
Quem me conhece sabe que eu só tinha apoio da minha família e que a família do lado de lá é tão ausente quanto sentir frio no verão carioca.
E quem me conhece sabe também que todo alimento, educação, roupa e lazer que ela teve até hoje veio dos bolsos suados do meu pai, minha mãe, eu, as pessoas que gostam dela e estão presentes e do meu companheiro querido.
Mas, com tanto descaso de combinar e não aparecer e 10 minutos na porta da escola ser suficiente para matar “saudade” de sei lá quantos anos e isso ter rendido dias de choro para a minha filha foi que eu resolvi que não basta só ser genitor tem que participar. Reabri o processo de alimentos.
O rapaz do lado de lá me deve alguns mil reais de atrasos e o defensor de justiça ter aparecido na casa dele, para a sua surpresa, o trouxe até a nossa casa no mesmo instante. E por algum momento ele lembrou o caminho daqui e veio pedir que o processo fosse extinto. Óbvio que eu não hesitei em lhe falar algumas dúzias de verdades porque agora eram dois adultos jogando contra. E isso não é covardia.
Eu sou completamente leiga e imbecil quanto a assuntos relacionados a direito. Mas, ao consultar o site do TJ achei alguma coisa sobre um processo aberto por ele juntamente com um defensor público pedindo “requerimento de tutela” e depois do choque comecei a pesquisar na internet o que podia significar os autos do juiz. Não cheguei à conclusão nenhuma e ainda não sei o que significa, mas o fato é que se for tutela de ser tutor, de ser responsável – e eu não duvido de tamanha cara de pau - é piada não é? Alguém que mantém distância durante anos, que não sabe nem quando fica doente, que não comparece à festa de pai do colégio e que não entra nem em contato nem via celular querer ser tutor?! Tutor de quê?! Tutor de quem?! Se nem na própria vida se faz presente. Se nem emprego ele possuía até dois meses atrás? Humor negro. Humor negro dos brabos.
E nós que damos duro, chamamos a atenção, educamos, levamos no colégio, assistimos reuniões de pais, fazemos terapia com psicóloga, levamos ao médico e damos todo o amor e carinho do mundo... Mesmo com a vida corrida e cheia de altos e baixos. Filho é prioridade. E até eu aprendi isso.
O rapaz do lado de lá ignora os aniversários, natais, dia dos pais e todos os e-mails, conversas e todas as tentativas que eu já fiz. Já pôs outro filho no mundo sem nem ao menos ter resolvido com essa daqui. Só lembra o número do meu celular para falar do processo e nada mais. Ele nem sabe que a minha filha escreve poesias, quer ser veterinária e ama ler. E isso sim é covardia.
Fica a pergunta: Quem ele pensa que é?

4 comentários:

Sempre querendo saber disse...

No mínimo ridículo!
É complicado esse lance né?Tenho uma filha de 5 anos e um bb de 5 meses e graças a Deus n passo por isso,mas imagino como seria,o qnto te dói saber q a falta dele pra ela dói né?
Complicado mesmo...mas n tire o processo não viu!?

Ádima Batista disse...

Ele é um mega idiota, que ganhou da vida a oportunidade de ter uma filha linda, com uma mulher linda, por dentro e por fora, e que não dá a mínina...
Aliás gente assim. não tem mesmo como dar o máximo...
Não tem como! Eles desconhecem isso! Não tem como 'ele' dar o que não tem!

E fico pensando aqui com meus botões...
Como será a velhice dele(pai)?

Como será a reação dela(filha)?

Terá ele o "apoio" dela, caso necessário?

Quando viramos gente grande entendemos os esforços dos nossos pais, e acho que ficamos muito mais conscientes de como a vida funciona, nessa dura realidade nua e crua....
Mas, na boa? Acho que pra ele(pai) será um mega tapa com luva de pelica....porque ela está sendo criada com todo bom senso do mundo e um amor maravilhoso!
E porque ela tem sim o máximo pra dar em tudo na vida dela...até mesmo com ele....

Também fico furiosa!

Porém, fico aliviada em saber que ela tem uma mãe que vale por uns 1000 dele!

Carol Rocha disse...

Há pouco conheci quem realmente é a Juju... e digo de carteirinha que ele perde todos os momentos que ela aparece de repente e decifra um poema, que ela conta histórias de fantasmas e q implora por uma tarde no cinema. Uma menina de luz... e eu adoro!!!

Unknown disse...

Eu vi essa história desde o início e pude acompanhar mesmo q a distância seu desenrolar...Achar ridículo é pouco,as mães sabem exatamente como é especial gerar um ser ,ouvi-lo falar,reclamar ,ter vontades crescer e se manifestar...Mas os pais principalmente os separados acham q deixaram com a ex um saco de estopa q não merece cuidados,passo essa emoção quando meu ex diz q não pode dar o dinheiro porque ele tem q consertar o carro ..e eu de cá penso elas bebem gasolina? O biscoito recheado delas pode esperar?
Muitas vezes pensei que um dia elas vão sacar todo meu esforço..mas qd pensei melhor quero apenas cumprir com elas minha tarefa ser mãe na plenitude da palavra e ser alguém que elas admirem...isso me fará feliz! Faça o mesmo faça sua parte e quando sentir muita raiava dele olhe bem dentro dos olhos dela e vc achará a resposta.te amo!